Como funciona um projeto à distância?

Atualizado: Ago 22

Devido ao distanciamento social, os profissionais estão se adaptando a nova realidade para apresentação dos projetos de arquitetura. Hoje, a maioria dos nossos clientes estão preferindo fazer reuniões via videoconferência. Isso tem algumas vantagens e também desvantagens. Vamos listar abaixo os pontos que vimos com essa nova modalidade de reunião na visão do arquiteto.


Vantagens:


Custos: como não precisamos nos deslocar, podemos cobrar um valor mais baixo para apresentação do projeto, atraindo mais clientes.


Localização dos clientes: Atualmente temos clientes de outros estados, ampliando assim o alcance de nosso escritório.


Horários: Com a videoconferencia as reuniões podem ser marcadas com mais precisão e podemos fazer mais reuniões em um dia sem nos preocupar com atrasos devido ao deslocamento.



Desvantagens:


A velocidade da internet de ambas as partes deve ser boa, pois isso atrapalha bastante o ritmo da reunião.


É mais difícil de interpretar os sentimentos e intenções do cliente quando o projeto é apresentado via videoconferência.


O projeto deve estar mais bem apresentado para o melhor entendimento das imagens e plantas na tela do computador


Deve ser feito um investimento em equipamentos de video e audio para uma reunião mais profissional.


DICAS:


Sobre o levantamento fisico. Quando o cliente mora na mesma cidade, fazemos o levantamento, devidamente protegidos. Quando não é possível fazer o levantamento físico, devemos ensinar o cliente a pegar medidas do ambiente e torcer para o levantamento fechar. A solução que utilizamos também é a contratação de estudantes ou arquitetos para fazer o levantamento quando o cliente é de outro estado.


Programas: utilizamos alguns programas para videoconferencia e o que mais gostamos foi o zoom, achamos mais fácil para mostrar a área de trabalho e visualizar os clientes ao mesmo tempo. No skype as vezes a camera do cliente desaparece da tela. Para uma reunião preliminar utilizamos o whatsapp mas é dificil mostrar plantas baixas , imagens somente pelo celular.



E voce profissional, como está apresentado os projetos? Conte-nos um pouco e mostre alguma dica que possa ajudar os outros profissionais.


nosso email para contato é pie@pie.arq.br



9 visualizações

PIE Arquitetura DESDE 2008