• Admin

Fogão ou cooktop?


Os cooktops estão ganhando bastante espaço nos novos projetos de cozinha, vale a pena trocar o fogão pelo cooktop?


-Sempre que possível estamos indicando a troca do fogão pelo cooktop por vários motivos:

+O cooktop conseguimos fazer uma bancada sem interrupção, deixando a cozinha com um aspecto mais limpo.


+É mais fácil de limpar pois não temos os vãos entre o cooktop e a bancada, local aonde sempre cai aquela tampa de panela, talheres, comida, etc.


+Temos versatilidade de escolher cooktops com vários formatos, como 4 bocas em linha, com acabamento em vidro, aço inox, industrial, temos a versatilidade no tipo de energia que ela utiliza( gás ou eletricidade).


-E o fogão de embutir? também deixa um aspecto mais moderno e podemos instalar na bancada, por que não utilizá-lo?


O fogão de embutir está ficando mais caro e sumindo do mercado devido a sua baixa procura. Além desse fator temos a dificuldade de se dar um bom acabamento entre o fogão e o móvel e quando eventualmente se quer trocar de fogão, dificilmente outro fogão de embutir encaixará no mesmo vão, a não ser que seja da mesma marca e do mesmo modelo.


-O fogão vem com o forno e custa bem menos. Isso é uma grande vantagem em relação ao cooktop.


Atualmente os valores de cooktop estão bem competitivos devido a uma grande concorrência entre marcas. Isso também vale para os fornos de embutir.


Comparando o preço do cooktop + o forno com um fogão top de linha, a diferença entre os dois caiu bastante.

Vemos como vantagem comprar os dois separadamente. Podemos escolher um forno maior ou menor, elétrico ou a gás, forno com sistema de microondas , até sem forno. E ainda podemos colocar o forno em outro local da cozinha, numa posição mais alta, melhorando a ergonomia. E caso um dos dois fique desgastado com o tempo e queira trocar, voce não precisa trocar os dois.


-Então é só vantagem ter o cooktop, cadê as desvantagens?


A instalação do cooktop a maioria das vezes requer uma reforma da cozinha para a troca da bancada, então caso não queira uma grande obra recomendamos ficar com o sistema atual.


Outro problema que detectamos é o uso de panelas de barro em cooktop de vidro. Já vimos alguns casos da quebra do vidro, talvez pela reflexão do calor da panela para o vidro pois o barro não é um bom condutor térmico e geralmente se utilizam panelas de barro por logos períodos de cozinmento. Um bom cooktop de inox resolveria esse problema.


-Voce me convenceu. Qual sistema eu escolho, o elétrico de indução ou o gás? e o forno?


Como esse assunto é longo deixaremos para outra postagem.









2 visualizações

PIE Arquitetura DESDE 2008