• Admin

Dicas na hora de comprar um apartamento antigo.

Vale à pena comprar um apartamento antigo?

Em bairros mais consolidados, é cada vez mais difícil encontrar um empreendimento novo. Então caso você queira morar nesses locais, uma opção é encontrar um apartamento antigo.


A primeira coisa que nos afugenta é o estado geral do apartamento, muitas vezes com banheiros com encanamento antigo e enferrujado, pintura descascando, elétrica antiga, layout inadequado, poucos banheiros ,muitos quartos, alguns muito sujos e abandonados por anos.


Logo pensamos que não tem jeito, que o apartamento tem carga negativa e o melhor a fazer é procurar um apartamento reformado ou novo.


Geralmente em apartamentos já reformados, apesar de muitas vezes não agradar 100% o futuro proprietário ( exemplo: cor do revestimento do banheiro, layout do apartamento, piso da sala, etc) temos pena de reformar e acabamos convivendo com o apartamento no estado durante anos até termos coragem de finalmente reformar.


Para nós arquitetos, vemos um apartamento antigo com outros olhos, como uma oportunidade de criar do zero o apartamento, já que não tem tantas coisas a serem aproveitadas. Quanto mais detonado melhor, pois não teremos pena de demolir tudo que está ruim.


Então, voltado a pergunta, vale a pena comprar um apartamento antigo e em péssimo estado?


Primeiramente quero que pense em algumas questões:


- a localização do apartamento é o ideal?

- o tamanho do apartamento e estrutura do prédio te atendem?

- tem vontade de ter um apartamento com o seu estilo e gosto?

- tem a coragem de enfrentar uma reforma de longa duração?

- tem capital para a reforma?

- tem a paciência e ferramentas para barganhar o melhor preço?


Se voce conseguir responder as perguntas acima positivamente provavelmente seu novo apartamento será um bem antigo e detonado!


A primeira dica que damos antes de fechar um apartamento antigo é chamar um profissional para avaliar o quanto de obra será necessário para poder barganhar o preço final do apartamento.


A segunda dica é procurar um apartamento no mesmo prédio, mas reformado para visualizar se será possível reformar do jeito que voce quer. De repente vale mais a pena comprar o já reformado.


A terceira dica é pegar o preço dos apartamentos reformados no mesmo prédio e confrontar com o valor do apartamento sem reforma. Geralmente os apartamentos sem reformas tem um valor só um pouco abaixo, pois o preço muitas vezes é baseado na localização e metragem quadrada, desconsiderando a quantidade de reforma necessária.


A quarta e ultima dica é caso voce encontre um apartamento antigo, detonado, com excelente valor, naquela localização ideal, e que o único ponto negativo é o prédio em si, que precisa de renovação, verifique se o prédio tem poucos inadimplentes, se está passando por um processo de renovação de moradores e entre no conselho do prédio( ou tente virar síndico!) e crie um senso de renovação junto aos moradores, pois um prédio renovado valoriza bastante os apartamentos e cria um bem estar geral.


Quer saber mais sobre reformas? entre em contato com a gente!

contato@pie.arq.br





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo