• Admin

Por que arquitetos e designers gostam tanto de ar condicionado tipo Split?


O ar condicionado tipo split (dividido em ingles) tem algumas vantagens em relação ao ar condicionado de parede, vamos listar abaixo:


-Versatilidade. Podemos escolher praticamente qualquer parede para instalação, enquanto o ar de parede só pode ser instalado nas paredes externas, isso possibilita modificar o layout mais livremente do ambiente.


Alguns exemplos: Quando queremos colocar uma bancada ou uma cama na parede da janela, mas o ar condicionado está abaixo da janela, quando queremos colocar uma cortina em toda parede e o ar fica instalado na esquadria da janela(já vimos varias vezes um recorte da cortina em frente ao ar de parede), quando temos uma varanda e o ar condicionado acaba atrapalhando o espaço, etc.


- Menos barulho: a parte barulhenta do split fica na condensadora, que pode ficar longe do ambiente instalado. O ar de janela geralmente deixa entrar sons da rua por dentro dele e em alguns casos o ar funciona como tambor, quando chove e fica pingando nele, ou quando o ar do vizinho pinga em cima do seu ar.


-várias marcas e tecnologias. Como o ar de parede está cada vez menos popular, as empresas estão deixando de investir nesse tipo de equipamento. O sistema split tem cada vez mais marcas concorrentes e tecnologias que facilitam o controle(wifi, em conjunto com automação por exemplo) e tecnologia que ajudam na economia de energia como o sistema dual inverter da LG.


-Design e funcionalidades: temos splits de vários tamanhos, formatos, splits de parede, splits para embutir no teto, splits dutados, aonde só vemos as grelhas de ventilação, etc.


Vamos citar algumas desvantagens também:


-custo de instalação. Enquanto o ar de parede precisa somente de um vão e praticamente qualquer pessoa consegue trocar, o split requer uma instalação especializada e um local para drenagem da água que sai da evaporado. Esse custo adicional pode ser alcançar metade do valor do equipamento ou até ficar mais caro dependendo da instalação ou da reforma.


-problemas de instalação: vimos vários casos de splits dando problemas e geralmente é por causa da mão de obra de instalação, que não instalou o split corretamente. Vimos alguns casos aonde o cheiro do ralo volta para o ar condicionado pois o dreno não foi executado com um sifonamento, entupimentos no dreno, causando vazamentos, sistemas de suporte da condensadora inadequados, causando acidentes, etc.


Para que isso não ocorra, pesquise bem sobre a empresa que irá instalar, peça garantias, verifique se a instaladora tem certificação junto 'a fabricante do equipamento.


Qualquer dúvidas sobre instalação envie-nos um email contato@pie.arq.br

0 visualização

PIE Arquitetura DESDE 2008