• Admin

Quero mais um banheiro em meu apartamento, isso é possível?


Em apartamentos mais antigos, geralmente encontramos 1 banheiro grande para atender 3 a 4 quartos. Antigamente ter vários banheiros no apartamento não era algo tão desejável.

Em grande parte das reformas de apartamentos antigos nos é pedido a criação de novos banheiros e se possível transformá-los também em suítes.


Como esses banheiros antigos possuem uma metragem considerável, na maior parte das vezes conseguimos dividi-los em 1 banheiro completo e 1 lavabo e até em dois banheiros menores , aproveitando a tubulação de água e esgoto existentes para atender esses 2 novos banheiros.


Há casos em que conseguimos criar novos banheiros em cômodos que não eram originalmente para esse uso, como o quarto de empregada ou uma parte de algum cômodo, mas para isso precisamos utilizar alguns recursos como:


-vaso com saída de esgoto lateral- esse vaso possui a saída do esgoto para trás, facilitando o desvio da tubulação pela parede antes de chegar na descida de esgoto.


- criação de um soco(degrau) em parte de banheiro ou em todo o banheiro. Como o vizinho debaixo não precisa autorizar a revisão e troca de tubulação em ambiente que não seja banheiro, cozinha ou varanda, dificilmente voce conseguirá autorização para isso do seu vizinho, por isso o desvio deverá ser feito por cima e por isso precisamos criar um degrau no banheiro para podermos executar a hidráulica.


Há casos em que o prédio tem algo chamado "laje dupla" ou laje rebaixada aonde a laje do banheiro ou cozinha é mais baixa que o piso do apartamento e a tubulação é feita nesse espaço. Dessa forma não é necessário entrar no vizinho para fazer a reforma.


- utilização de vasos bombeados mecanicamente. Existem no mercado vasos que possuem uma bomba mecânica, que trituram e bombeiam o esgoto em um tubo de 3/4 em uma altura de 3 metros (www.sanitrit.com) Isso possibilita a criação de um banheiro em praticamente qualquer lugar do apartamento já que o esgoto pode subir e depois ser conectado ao tubo de esgoto. Esse tipo de vaso facilita a criação de um banheiro no subsolo, por exemplo.


Os contras desse tipo de vaso são:


-precisam de energia para operar, caso acabe a energia, ele irá parar. Pode ser adaptado um nobreak dimensionado para ele, para o funcionamento em casos de queda de energia. O ideal é sempre ter um banheiro tradicional além do banheiro com vaso com bomba mecânica, pois em partes do Brasil ainda sofremos bastante com falta de luz.


-Deve ter manutenção especializada, Não podemos utilizar qualquer bombeiro hidráulico para fazer a manutenção desse equipamento.


-alto custo de aquisição.


Já fizemos a instalação desse tipo de vaso e não vimos grandes dificuldades na instalação ou manutenção, caso venha a acontecer algo diferente ou interessante podemos postar essa experiência.




1 visualização

PIE Arquitetura DESDE 2008